quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Muito Interessantes

Bactéria pode causar obesidade!

Uma da causas do ganho ou perda de peso pode ser atribuída a algumas das bactérias que eventualmente colonizam o intestino humano.
A hipótese foi levantada após isolar-se baterias das fezes de humanos obesos e adicioná-las à alimentação de ratos tratados previamente tratados com antibióticos. Estes ratos tornaram-se obesos! Os ratos que receberam bactérias isoladas das fezes de humanos magros não engordaram.
O Dr Alfredo Halpen, que comenta sobre o estudo no programa Roda Viva sobre obesidade, lembra enfaticamente que não é por isso que devemos tomar antibióticos para emagrecer! A probabilidade de funcionar não é reconhecida pela medicina e tal atitude é prejudicial à saúde (visto que as baterias que normalmente habitam nosso intestino têm grade efeito como promotoras da nossa saúde). Todo tratamento para perder peso deve ser feito com o acompanhamento de um médico habilitado para tal.
O programa (completo e que fala sobre obesidade de maneira geral, não de bactérias especificamente) está disponível em http://www.tvcultura.com.br/rodaviva/. São quatro blocos, ao final de cada um, basta clicar no próximo quadrado para continuar assistindo. Interessantíssimo, mesmo para quem não está preocupado em emagrecer!
O programa ficará disponível no link acima por tempo determinado, qualquer dúvida, para acessá-lo após esse tempo, deve-se clicar na telinha que aparece na seguinte página: http://www.tvcultura.com.br/rodaviva/busca/Alfredo+Halpern. Estará escrito ao lado dela “20 de junho de 2011 / Alfredo Halpern / O Brasil (...).


O fedor nem é bem nosso :-(

A secreção (“suor”) das glândulas apócrinas humanas (aquelas localizadas principalmente nas axilas) não possui nenhum odor; porém, estas normalmente são colonizadas por bactérias cujo metabolismo libera substâncias com cheiro desagradável.


Bonito e ecológicamente melhor!

A agência de marketing inglesa CURB criou o Glowfungi (foto), um enfeite de baixo impacto ambiental com bactérias que brilham no escuro por até uma semana. Diversos Glowfungis já foram vendidos no Reino Unido com temas natalinos.




Porções de material genético (DNA) de diversos seres vivos podem ser isoladas e recombinados ao DNA de bactérias vivas, modificando-as. O isolamento de genes envolvidos com a produção de proteína fluorescente verde da medusa Aequorea victoria e recombinação destes com o genoma de certas bactérias faz com que estas bactérias produzam tal proteína sob determinadas condições. Tais bactérias, entre outras modificadas geneticamente, todas vivas, foram utilizadas por Nathan Shaner para compor, em meio de cultura solidificado, uma imagem da praia de San Diego (Fonte da foto: http://en.wikipedia.org/wiki/Green_fluorescent_protein).


A Bíblia diz que a Terra tem 8 mil anos... Mas as bactérias derrubaram tal hipótese!

Endósporos (forma de resistência de bactérias) de uma bactéria halofílica (que necessita de ambiente com concentração relativamente alta de sal (NaCl)) foram encontrados em inclusões líquidas de cristais de sal da era Permiana (período vigente há mais de 250 milhões de anos). Estes foram incubados em meios nutritivos em diferentes laboratórios e originaram células vivas que logo começaram a se duplicar, o que significa que essa bactéria está viva e tem mais de 250 milhões de anos!
OBS: Estudos indicam que alguns endósporos bacterianos tornaram-se estruturas tão bem formadas que permitem um estado de dormência por centenas de milhares, senão, milhões de anos!


O plano de dominar o mundo é antigo

Se bactérias com tempo de geração (tempo necessário para dobrar o número da população) igual a 20 minutos crescessem em condições ideais por 48 horas, estas adquiririam peso 4000 vezes superior ao da Terra!
Obs: A bactéria Escherichia coli (foto), sob condições ótimas, replica-se com tempo de geração igual a 20 minutos! (Fonte da foto:
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhOSes53CNYHcCdrpmRjKc1L7JKZV0hA9Nsd4an7zh7kqNQbPVb4WU0swYR6t34HohZJAOcij5yHZQMMVRY9CfBuo-GFxlTi_tHubRKChUrvlCHNf0FJ-1h0acglJC3c3mB3yfkZKHVEjgz/s400/e_coli.jpg).


Velozes e furiosas

Bactérias flageladas como a da foto acima, em meio líquido, podem apresentar velocidades de até 60 vezes seus comprimentos celulares (60 vezes o comprimento de seu corpo), o que as torna os organismos mais velozes, com relação ao próprio tamanho, do planeta!
OBS: O animal mais veloz conhecido, o guepardo, é capaz de correr a 110 km/h, o que representa somente 25 vezes o seu comprimento.


Vírus na constituição do ser humano

Cinco a oito por cento do DNA humano é constituído por DNA viral (provavelmente, de vírus que, ao longo da evolução, infectaram nossas células reprodutivas e nelas deixaram seu material genético).


Não, você nunca vai pegar gripe de um gato!

Vírus podem ser extremamente específicos, atingindo apenas algum tecido de certa espécie; por esse motivo, diversos vírus são manipulados geneticamente para servir como controladores naturais de pragas; igualmente, esses “organismos” podem ser manipulados para tentar exterminar uma determinada espécie de todo o planeta! Que o pessoal do Al qaeda não leia isto...


O maior ser vivo do planeta é um fungo

Este é popularmente conhecido como "cogumelo-do-mel". Ele pertence à espécie Armillaria ostoyae, possui cerca de 8,8 milhões de metros quadrados e localiza-se na parte subterrânea de uma floresta em Oregon (Estádios Unidos da América). Estima-se que tenha mais de 2,4 mil anos de idade! Na foto ao lado, fungos desta mesma espécie crescendo em uma construção (fonte da foto: 
http://earthcarefumcsd.files.wordpress.com/2009/08/2369173893_93a871e17a.jpg).


E falando em tamanho... 
As algas do gênero Acetabularia (foto do pbase.com) são unicelulares, mas podem medir até quatro centímetros de comprimento. Quem disse que não seria possível ver células sozinhas a olho nu? 





2 comentários:

  1. Eu gostaria de ver a foto do cogumelo inteiro, mas a postagem ta ótima.
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. O maior fungo é meio desagradável de se ver o.o, e se ninguém fizer nada vai tomar tudo pela frente, que medo!

    ResponderExcluir